Educação: será que a escola está a preparar o meu filho para o futuro?
Muitos pais questionam-se se as escolas estão realmente a preparar os seus filhos para o futuro. Será que a formação dada está alinhada com o que vai ser o trabalhador e o cidadão do futuro?
Segundo estudo da Oxford Martin School de 2013, em 2030 cerca de 800 milhões dos empregos serão substituídos por robots. (Fonte McKinsey Global Institute). O que significa que 47% dos empregos de hoje, irão desaparecer até 2034.
Com tantas e rápidas mudanças no mundo profissional, pais, escolas e empresas querem saber quais são as skills necessárias para o trabalhador do futuro.
Como pai, o que devo cultivar no meu filho?
Num futuro onde vai ser comum ele mudar de área de trabalho entre 5 a 7 vezes durante a sua vida, onde não vai ficar num emprego para sempre, onde terá de enfrentar as mudanças motivado e pronto a reinventar-se, nesse futuro o que é realmente essencial estar presente hoje na educação?
Segundo o World Economic Forum em 2020, as 10 skills mais importantes no mundo de trabalho serão:
Educar para o futuro, implica alargar a educação tradicional. Abrir-lhe os horizontes e campos de ação.
A educação deve reforçar a estrutura interna na criança, regar a sua autoestima, desenvolver a sua inteligência emocional, pensamento criativo, cultivar relações interpessoais saudáveis, trabalhar o seu papel na sociedade, o seu amor pelo planeta e pelo Outro. Dar-lhe flexibilidade para enfrentar os desafios com resiliência, e aprender com a flexibilidade das suas soluções. Promover o lado humano, único e criativo. O lado para criarmos um futuro melhor.
Para trazer a inteligência emocional para as escolas, a Mãe Catita criou um projecto anual de educação chamado “Educar para o Futuro”. É um projecto de educação que explora e desenvolve as várias áreas essenciais para uma autoestima saudável da criança, trabalha a inteligência emocional e prepara os nossos filhos para um futuro profissional incerto neste mundo em rápida mudança.
“Educar para o Futuro” é um projecto com formação para escolas, para os professores, auxiliares e todos os que interagem com as crianças, criando um espaço onde são trabalhadas as seguintes temáticas e competências: