Parentalidade Consciente

A parentalidade consciente tem vindo a tornar-se a base da educação em milhares de famílias por todo o mundo.

À medida que surgem mais estudos sobre a importância do vínculo para relações futuras saudáveis. Da autoregulação emocional para o desenvolvimento da inteligência emocional. Da comunicação consciente para uma autoestima forte e saudável. E da emergência da importância das soft skills no mercado de trabalho, a parentalidade consciente surge como uma solução educativa para as próximas gerações.

Surge como uma oportunidade única para mudar a perspectiva da educação do medo, para o amor.

 

O que é a Parentalidade Consciente?

Praticar parentalidade consciente é estar atento, e presente perante os nossos filhos e perante tudo o que é activado dentro de nós durante esse processo. Sendo pais conscientes estamos presentes e notamos tudo o que é trazido para uma situação comum como fazer os trabalhos de casa, o stress para chegar a horas à escola, ou um comportamento mais desafiante que nos tira do sério, o que nos permite responder criativamente à situação desenvolvendo assim a inteligência emocional dos nossos filhos.

Praticar, porque a parentalidade consciente é um contínuo crescimento e aprendizagem, um processo interior com inspiradores resultados exteriores.

A parentalidade consciente tem sido mundialmente divulgada pelo trabalho da Dra. Shefali Tsabary. Nesta abordagem, o foco está na mudança de consciência e de perspectiva dos pais, e não apenas no comportamento “certo” ou “errado”da criança. Antes de tentar mudar a criança, a educação consciente convida-nos a olhar com curiosidade para os nossos próprios padrões, respostas automáticas e triggers. Olhar primeiro para dentro, para trazer mudança externa na relação com os filhos e na dinâmica familiar.

Pais conscientes, tomam decisões alinhadas com as suas verdadeiras intenções como pais. Em vez de reagirem, agem com clareza em situações de conflito, transformando-as em enormes oportunidades para fortalecer a relação com os filhos e a relação que cada um tem consigo próprio. Uma das ferramentas utilizadas para melhorar a resposta dos pais aos desafios é o mindfulness que permite remover o peso das expectativas da equação, vendo a situação exactamente como ela é. Aqui e agora. Sem cargas emocionais extra.

A parentalidade consciente é uma mudança do paradigma da educação, profundamente alinhado com o desenvolvimento de uma autoestima saudável nas crianças, e curiosamente com o desenvolvimento todas as soft skills definidas como fundamentais pelo World Economic Forum em 2020 para o trabalhador do futuro.

 

Coaching de Parentalidade Consciente

O coaching de parentalidade consciente é um processo personalizado que permite trazer clareza aos pais sobre as verdadeiras dinâmicas presentes na família. Permite alinhar as suas verdadeiras intenções com estratégias que ajudam os filhos a crescer com:

  • Uma autoestima saudável;
  • Uma voz interior positiva;
  • Autoregulação emocional;
  • Responsabilidade;
  • Automotivação;
  • Empatia;
  • Pensamento crítico;
  • Limites saudáveis;

Ou seja, uma estrutura interna forte que os apoia enquanto desenvolvem o seu potencial único.

Os pais conscientes vão ampliando a consciência sobre as diferentes situações, ganhando novas ferramentas práticas e criando respostas criativas que vão substituir reações de momento. Paralelamente, ao aprenderem a cuidar de si, sem culpa, inspiram o autocuidado nos outros. Ao recuperarem o volante da sua parentalidade, tornam-se o exemplo das qualidades e capacidades que querem ver crescer nos seus filhos. 

Sessões coaching para pais presenciais ou através do skype. Marcações em maecatita@gmail.com.

Sabe mais sobre...


Sobre a Mãe Catita

Saber mais

Autoestima

Saber mais

Inteligência Emocional

Saber mais

Educação Parental

Saber mais