As aulas começaram. Têm sido momentos emocionalmente difíceis para todos.
Crianças que se conhecem desde sempre… separadas por quadrados. Abraços de meses que ficam por dar. Emoções fortes retidas na garganta. Palavras perdidas presas dentro das máscaras. Regras e mais regras para suportar outras regras. Estamos todos exaustos emocionalmente…
Para as crianças a linguagem corporal do outro é a principal forma de comunicação. E o OUTRO diz medo e ansiedade, diz SE-PA-RA-ÇÃO. Por muito que se explique o porquê das coisas serem assim, o que se sente é difícil. E, o que se sente tem de ter espaço para ser dito.
Estamos todos com um deficit de conexão, e todos rodeados de medo e incerteza. Isso passa para os nossos filhos. Neste ambiente interno reactivo, é muito difícil APRENDER.
Em casa, qualquer regra extra é o suficiente para uma explosão emocional dos nossos filhos. Mas a oportunidade para mostrarem e libertarem o que lhes vai no coração.
Também nós estamos hiper reactivos, e tudo nos toca nos alarmes internos.
Estamos todos a precisar de colo. Grandes e pequenos. Precisamos ser muito gentis nesta fase frágil para os nossos corações.
Hoje está a chover, e simbolicamente a água representa as emoções. Que com esta chuva se liberte também o que temos guardado há meses nos nossos corações.
Está na hora. Precisamos ter conversas difíceis, ouvir conversas difíceis… só assim podemos partilhar as nossas nuvens internas e relembrarmo-nos o que nos une. Algo muito MAIOR do que nos separa. Somos UM.
É importante trazer mais conexão ao nosso dia a dia. Connosco e com os outros. Seguem algumas ideias catitas para praticar em casa.