Tens a cabeça cheia de passado e futuro? Uma mind full de tudo e mais alguma coisa, a precisar urgentemente de uma intervenção Kondo? Ou estás presente num estado de mindfulness, sem explodires a cada desafio externo?
Vários autores apoiam que o mundo exterior, é apenas um reflexo do nosso mundo interior (música inspiradora de fundo).
Isso é muito bonito, mas quando chegamos a casa exaustos, temos pouco tempo para nós, e ainda menos tempo de qualidade para os outros. O mundo parece exigir cada vez mais de nós, e ainda temos de ter tempo para arrumar o nosso interior? Como posso estar zen enquanto piso descalço mais uma peça de lego?
Hum… Será que a nossa energia e atenção estão a ir para o sítio certo? Será que mudar a nossa perspectiva, muda a nossa capacidade de resposta?
Cultivar o equilíbrio interno, cultiva o equilíbrio externo
Em vez de gastarmos toda a nossa energia em tentar controlar o mundo que nos rodeia, podemos utilizar essa energia de uma forma criativa para ganhar o controle do nosso mundo interno. Só com o nosso comando interno na mão, podemos escolher conscientemente a nossa resposta aos desafios da vida. Só com o nosso comando interno na mão, podemos usar eficientemente a nossa energia.
Como pais, damos inconscientemente o nosso comando aos nossos filhos. A metáfora da vida, replica a metáfora interna.
Eles dominam os canais de televisão, e na maioria dos casos têm na mão o nosso comando interno, cheiiinho de botões. E as crianças adoram… botões.
Quando eles carregam em vários ao mesmo tempo, a nossa tampa salta. Desse estado já-estou-passado, só somos capazes de reagir a quente. Temos uma reação explosiva, e 5 minutos depois já estamos invadidos de culpa.
Não era nada disto que eu queria dizer/fazer!
Normalmente é qualquer coisa que prometemos NUNCA fazer quando tivéssemos filhos. É um clássico universal. Deixa lá.
As crianças aprendem pelo nosso exemplo. Se respondo de uma forma presente e calma, os neurónios espelho do outro lado replicam esse estado. Se eu me passo… Podes imaginar.
Agora, imagina só a mudança poderosa que vai acontecer no teu mundo exterior, quando recuperares o teu comando interno.